Hoje me propus a fazer a troca dos discos de freio. Seguindo o manual de manutenção dz explorer, fica bem fácil. Após retirar a roda, remove-se os dois parafusos do suporte da pinça de freio com uma chave de boca n. 15 e depois abre-se a pinça removendo seus dois parafusos com chave de boca n. 15. Depois disso é só puxar o disco que ele sai numa boa.
Coloquei o novo disco, e então utilizei um sargento para pressionar os cilindros da pinça um pouco para dentro, para que o freio novo, mais largo, coubesse entre as pastilhas novas.
Feito isso, coloquei o suporte da pinça no lugar e apertei seus parafusos com o torque informado no manual, fazendo o mesmo com a pinça em si.
Repeti o processo no outro lado, coloquei as rodas e voilá! Bombeei os freios e assim que subiu o pedal com pressão no pisar, parti para os testes.
Ficou uma maravilha, o freio ficou mais gradual e sensível em frenagens leves e na frenagem total de 40km/h a 0, a diferença dos novos discos foi brutal! Outra coisa que desapareceu completamente foi a trepidação na frenagem. Fiquei muito satisfeito!



Nenhum comentário:
Postar um comentário